terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

*Livro "fetiche":1001 livros pra ler antes de morrer

Resultado de imagem para 1001 livros para ler antes de morrer




Consegui comprar no marketplace da Amazon e chegou semana passada,bem inteiro apesar de usado.Não foi exatamente barato(o frete então,doído),mas eu estava muito a fim de ter este livro,mil e uma indicações de coisas pra ler,que seriam imprescindíveis,daí o "fetiche".Tá,já não tenho livros o bastante?Sim,mas ter mais indicações de leitura é o que sempre procuro,não tem jeito.De primeira já foi folheado de cabo a rabo e sim,tem indicação de livros do mundo inteiro, ou quase,Brasil inclusive,o que gostei bastante.Tem alguns "batidos",daqueles que 100 entre 100 análises indicam com certeza,mas tem muita coisa  inusitada.É pra consultar aos poucos e com calma.Quero ver se consigo marcar os que já li e os que tenho e que estão na espera.Continuo com minha decisão de não comprar livros por enquanto e tenho resistido bravamente - tirando alguns volumes da Coleção Folha das Mulheres na Literatura,só comprei dois livros e três quadrinhos este mês, e estou esperando um solicitado no Skoob - mas para aquisições futuras,fica mais  um "norte".E é um livro do século XXI,ou seja,inclui muita coisa que até pouco tempo não era tida em consideração,amplia os horizontes.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

#19 Um pouco de poesia :Poemas,Florbela Espanca

Confesso que a leitura daquela Antologia incompleta da poesia brasileira contemporânea não está andando,com mais ou menos um terço lido,só gostei de um dos poemas,aliás,da filha do Leminski e não tem sido todo dia que eu pego no livro e quando pego,vai um ou dois poemas e na marra,não está rolando.
Daí que a Isa Vichi do Lido Lendo começou a mostrar,no Instagram,o que ela está lendo da Florbela Espanca e eu simplesmente amei!Passando pela banca,este livro me chamou,não resisti.Hora de conhecer mais desta autora que me deixou muito interessada na sua poesia.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

#18 Desafio Livrada!2018:um livro com abordagem metafísica - La Peste,Albert Camus


Esta releitura estava me chamando!Faz tempo que eu quero reler os meus Camus,porque eu li ainda engatinhando no francês - foram dos primeiros livros nessa língua que comprei,este de sebo,edição da década de 60.Impactou desde a primeira leitura,quero ver agora.E é incrível como não envelhece,lembro que mostra os "males" da sociedade,retratados como a doença/peste e ainda cabe,ainda é atual.Não sei se é exatamente "metafísico",mas foi o mais próximo que consegui para esta categoria do desafio(não sou muito fã de livros "cabeça",tipo Herman Hesse,que tem sido a opção da maioria das pessoas que posta suas escolhas - lá no grupo do Livrada! no Face).Camus é leitura necessária,sempre.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

#17Desafio Livrada!2018 um livro de história:Les empires nômades, Gérard Chaliand


Sabe as grandes imigrações,as ondas de pessoas transitando entre culturas diferentes?Isto é que fez o mundo.Foram processos pacíficos? Não.E estes do fim da Antigüidade até fim da Idade Média muito me interessam,ecoam pela Europa e Ásia ainda hoje.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

#16 Um livro puxa o outro:Hibisco Roxo,Chimamanda Ngozi Adichie


Este livro literalmente é como se fosse uma "continuação" do Mundo se despedaça.Incrível!Os personagens parecem viver uma provável seqüência do que foi narrado no outro livro.É como se fosse uma geração depois,uma parte já bem "colonizada" convivendo com outra,que mantém-se o mais próximo possível da cultura tradicional nigeriana.Não fluiria tão bem se não tivesse lido o Chinua Achebe primeiro,numa sentada já li 30% do livro.Leituras complementares,sem dúvida.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

#15 Desafio Livrada !2018,um livro sobre um país do qual não se sabe nada : O Mundo se Despedaça,Chinua Achebe(Nigéria)

Resultado de imagem


De cara,para esta categoria ,eu iria ler a Chimamanda,tenho o Hibisco Roxo me esperando no Kindle,e como dela só li o manifesto Sejamos todos feministas,estava curiosa.Mas daí,ouvi falar deste livro que é um dos principais da literatura da Nigéria  e fiquei mais curiosa ainda.Foi publicado em 1958(60 anos já!) e consta do 1001 livros pra ler antes de morrer.Comprei o e-book(caro,29,50,este não foi nada das pechinchas que costumo aproveitar),mas valeu!Leitura interessantíssima,não dá vontade de largar o livro.
Este escritor,apesar de falar na cultura tribal de um dos povos da Nigéria,escreveu em inglês e este volume é o primeiro de uma trilogia que mostra o que a colonização fez com o país e sua cultura.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

#13 #14 Um livro puxa o outro - O capote e outras histórias,O inspetor geral,Nikolai Gógol




Resultado de imagem para livro o capote gógol






Adoro quando uma leitura puxa a outra e ,desta vez,não é só no sentido figurado.No Gente Pobre, Dostoievski cita  e coloca seu personagem numa polêmica em relação ao personagem de O Capote de Gógol.A forma como os funcionários e as pessoas "simples" são retratadas em ambos é diferente,segundo o posfácio da tradutora e especialista em literatura russa,mas tem uma certa completude e colocam essas pessoas em papéis centrais das tramas.
Agora que já li O Dostô,quero ler o Gógol e sorte que já o tenho em casa.Dele tenho também(relíquia de anos atrás)uma ediçãozinha do Inspetor Geral,da Ediouro(tradução de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri!).Acho que vou colocar na roda e reler,pra aproveitar o pique.
Resultado de imagem para o inspetor geral ediouro


Há mais um conto citado,O chefe da Estação,do Pushkin,mas esse eu ainda tenho que procurar para "completar" a leitura.Tenho dele só o Pequenas Tragédias e A noite egípcia e outros contos,mas o texto que eu quero está no Contos de Belkin e eu não vou comprar livros por enquanto,e preciso ler os que tenho pra ver se gosto ,primeiro.Se bem que em se tratando dos russos,sempre gosto.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

#12 #dostôseulindo #dostoievskiemordemcronologica - canal Lido lendo - Gente Pobre


A Isa do Lido lendo começou um projeto de leitura pra acompanhar as obras do Dostoiévski em ordem cronológica de publicação.No canal tem vídeo explicando tudo direitinho,a lista dos livros,cronograma,etc.
Este livro que é o primeiro eu já tinha, alguns outros consegui em e-book,em francês, grátis,na Amazon.
Tenho intenção de acompanhar na medida em que não precise comprar livros, então não sei se farei o projeto inteiro.E como eu li Os Irmãos Karamazov em e-book,acho que conseguirei ler os outros também.



UPDATE:
O link para o vídeo da Isa é este:
https://www.youtube.com/watch?v=IMfgLhi0mi4


E a lista com os livros:
- Gente Pobre - O Duplo - A Senhoria - Noites Brancas - Niétotchka Niezvânova - Um Pequeno Herói - Dois Sonhos (Titio e Sonhos Petesburgo) - A Aldeia de Stepántchikovo

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

#11 Desafio Livrada!2018:um livro de poesia brasileira contemporânea - É agora como nunca,Antologia Incompleta da Poesia Contemporânea Brasileira

Resultado de imagem

Bem,de princípio eu ia roubar nesta categoria e ler ou o Leminski,o Manoel de Barros ou o Gullar,que são os poetas brasileiros que restaram por aqui.Já tive o João Cabral de Mello Neto,o Drummond e o Bandeira,ficaram pelo caminho.
Mas como estou fazendo o desafio direitinho este ano,comecei a procurar e estava difícil.Muita coisa é meio "manisfesto"(político,sexual,social e por aí) e nada estava me interessando - vi as escolhas das outras pessoas que postaram na página do grupo no Facebook.
Daí,xeretando na Amazon apareceu este que foi escolhido exatamente porque o título é exatamente o que a categoria pede.

Não sou uma leitora de poesia ,quando jovem me interessava mais,agora não tanto e este "contemporânea" então,mais me afasta do que atrai,mas desafio é desafio.Este livro vai ficar por perto para que eu o leia bem aos poucos,alguma coisa deve agradar,não sei se todos os poetas ,mas alguns,eu espero.