segunda-feira, 25 de abril de 2016

Para voltar a ler


(imagem da internet)




               Para sair da "dependência" que tenho dos polars historiques,meus franceses do coração,aproveitei a demora da última encomenda(que era pra ter chegado aqui em março e até agora nada)para desencostar esta caixinha que estava à espera,na estante.
Sim,me rendi ao Game of Thrones!
Comecei meio assim,não tinha expectativa e aos poucos a história foi me prendendo.Muitos lugares e personagens(digamos que é a parte chata,muitos,muitos,nomes de gente e de lugares que ainda não se "conhece" e muitos que já não existem mais na época em que o enredo é contado,mas são citados para localizar as intrigas/acontecimentos), tudo é interligado pela conquista dos tronos dos reinos que formam este universo à parte.É um outro mundo,outra geografia,outras religiões.....mas a busca pelo poder,as falcatruas e etc são velhas conhecidas da humanidade(seja ela qual for).Não,até agora não senti semelhanças com o Senhor dos Anéis - onde o bem contra o mal era o fundo maior da coisa toda.
Várias dinastias,suas alianças,quebras de lealdade,conflitos e os dramas individuais dentro de cada família.Acho que é aí que o George RR Martin pega a gente,porque a luta pelo poder pode até ser o fundo das ações,mas o que acontece pessoalmente com cada personagem é que "gruda"  a gente na sequência.Cada livro tem mais de mil páginas então ,se não gostasse,seria uma decepção, enorme em todos os sentidos,
Ainda estou no segundo volume e tem mais três até chegar ao fim(na série de TV começou uma sexta temporada mas não sei se tem o sexto livro também,comprei os meus faz tempo) e torcendo por alguns dos personagens e gostando que nenhum é plano,unidimensional.Reagem às circunstâncias e vão progredindo - isso os que sobrevivem porque vão acontecendo mortes(sentenças,doenças,ferimentos,etc)  complicando para os personagens que ficam.
E sim,para quem como eu gosta de Idade Média,tem tudo a ver.
E aí,alguém já leu?Até o fim a gente fica assim como estou agora,presa nas histórias?

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Sobre a limitação na intenet:O FIM DA INTERNET? #InternetJusta - Karen Bachini

O assunto é sério e eu ainda não tinha me ligado nele e como sou viciada em internet,assustei.Se este projeto das operadoras passar ,com esses valores altísimos,socorrro!
















sexta-feira, 8 de abril de 2016

Desafio em quadrados de tricô da página Malhas e Cia. do Facebook

Eu sou a louca dos quadrados de tricô,são minha "especialidade" e achei este desafio super legal.É so não esquecer que a página é portuguesa,não ficou claro se o prêmio vai além-mar ou se é só para a terrinha mesmo.
Pena que minhas agulhas estão devagar-quase-parando,senão ia testá-los todos,mas já na primeira receita(losangos ajurados) vi que conhecia o ponto então vou acompanhar só para ver se aprendo algum motivo novo.
Mas deixo  a publicação e o link para quem se interessar

"     Malhas & Cia.
11 hHoje vamos começar o nosso desafio! 
Ao longo das próximas 12 semanas vamos dar aqui a receita de 12 quadrados em pontos de tricot diferentes.
Todas as 6ª feiras é vos dado a receita para fazerem um quadrado.
Depois de 12 6ª feiras o trabalho é cozer os quadrados assim formando uma manta, tirar uma fotografia e enviá-la para a nossa página. As fotos serão todas analizadas pelo nosso juri especialista de 8 pessoas que são altamente e totalmente viciadas em tricot. O vencedor que será anunciado no dia 1 de Julho e receberá um prémio de 20 novelos (1 Kg) de lã.
Podem usar o fio e as cores que quiserem. Podem fazer os quadrados do tamanho que quiserem. Podem também fazer o número de quadrados que quiserem. Nós aqui vamos dar instruções para um fio trabalhado com agulha 5 mm, no nosso caso estamos a usar o fio 100% Merino da BMG.
Aceitam o desafio?"


https://www.facebook.com/Malhas-Cia-153593938030219/?fref=nf

sábado, 2 de abril de 2016

Quando o destralhar parece eterno:pra que tanta coisa?





Neste ano eu estou super controlada com as compras,sério,penso mil vezes se preciso ou se algum similar acabou(ou está pra acabar)antes de comprar qualquer coisa e,tirando  alguns deslizes(descontos,ofertas,brindes ,etc),tenho resistido às tentações consumistas.
O lema é usar tudo e se perceber que algo  não tem utilidade ou se não está mais adequado,separar para doar.
Roupas,sapatos,cosméticos e afins eu tenho que dá pra uma vida e mesmo "controlando os estoques"(escrevi o prazo de validade em  todos os produtos para não perder nenhum antes do tempo útil  coloquei o  máximo possível  em uso pra ver que não há necessidade de mais ) ainda acho que tem coisa demais.Sim,já escrevei sobre isto mas como a coisa incomoda,quero por pra fora novamente.Xi,até isso está "demais" - o "destralhamento" vai além do lado material da coisa.
Ano passado meu irmão levou para um bazar de igreja  uma tonelada de coisas que eu havia expurgado e pasmem,ainda consegui separar três sacos grandes para uma caixa de doação que apareceu aqui no prédio em fevereiro.
Espaço de tempo muito curto para tanto expurgo e se disser que não mexi nem na metade,as roupas de frio estão para ser triadas e sei que vai sobrar muita coisa que não uso e não cabe mais,eu me assusto.Mesmo "controlando",comprando bem menos e não comprando (no caso dos cosméticos, sapatos e estoque de fios pro tricô) como dar utilidade pra  tudo?E aquelas coisas que perdem o atrativo e não se quer mais,assim,simplesmente?
Meu estilo de vida é básico,simples mesmo,mas acho que não "mudei o canal" quanto a isso.Porque não saio mais todos os dias como era obrigada enquanto trabalhava e atualmente blusinha,bermuda e chinelo são o uniforme diário;pra sair um jeans , outras blusinhas,uma sapatilha e fim de papo.Make só de vez em quando e não,não me produzo pra ficar em casa.Os cuidados elementares são o bastante.
Então não preciso de muito e tenho que equacionar melhor o que tenho e os usos,Assim,simples.Só que não.
E não sou só eu que tenho encucação com os excessos.
Só este ano já li umas reflexões bem legais sobre o assunto :uma no Minha Querida necessaire 
http://minhaqueridanecessaire.com/meu-amor-por-maquiagem-e-o-consumismo/  ;e outra,nos Pensamento Insanos da Cinthya Rachel:  http://cinthyarachel.com/2016/03/06/sobre-consumir/, 
onde ela termina assim :
"Consumir não é pecado, acho que a questão é o que está por trás dessa constante necessidade de possuir algo, mas isso é assunto pra um outro dia."

Que bicho do querer é este que aparentemente sob controle ainda ataca?


PS: e no quesito menos é mais eu descobri uma página ótima Um ano sem lixo

http://www.umanosemlixo.com/


Mas é um mundo à parte,natureba e com mudanças drásticas no estilo de vida(compras a granel;instalação de composteira orgânica e por aí vai).Ma para colocar em comparação,sim,ainda há muito o que se fazer no quesito consumo e estilo de vida.